quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Provocações

Havia-o visto morto. Estava deitado num velho colchão acizentado, olhos abertos e coração parado. Acompanhava o rio na sua longa partida, observando com olhos imóveis toda a agitação do meu desespero.
Fugi e quis sair do filme. Deram-me uma garrafa de aguardente, pois isso sim, me faria esquecer. No primeiro golo soube-me a água com gás - e era - num filme não poderia ingerir bebidas alcoólicas. Os meus colegas actores, colegas esses que me haviam dado a garrafa, dissiparam-se, evaporando no ar. Continuei a fugir. Ia bebendo a água. Corria depressa. Respiração ofegante. Gritos. Encontrões com pessoas imaginadas. Dissipações repetidas. Acusações. Dedos apontados. Julgamentos mortais.
Até que cheguei ao elevador, esbaforida, e bêbada com água gaseificada. Duas pessoas entraram comigo. E que pergunta essa, claro que eram espíritos imaginados. Eu gritei e pedi para sair. Fechei os olhos com força, pensava que ia doer.
Quando os abri tinha saído.
Não custou nada.
Acabou o filme.

6 comentários:

  1. Quem me dera a mim que me dessem garrafas de aguardente assim, nem me sabia a água com gás.

    ResponderEliminar
  2. sim... pode-se dizer que também gostei do teu final feliz...

    (a mim a aguardente não me sabe a veneno... sabe-me a pouco)

    ResponderEliminar
  3. Que se note para bem da verdade que aquela frase não é minha... é de um senhor chamado La Rochefoucauld... foi só um citação...

    e já é o 3º comentário meu no mesmo post...

    ResponderEliminar
  4. Tens razão, espero habituar-me as novas rotinas.
    beijinhoss e gosto do visual do novo blog :)

    blog-da-mariana

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta, boa noite!

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blogue. Dei uma vista de olhos rápida, mas confesso que hei-de visitá-lo mais vezes...

    Fico contente por saber que te interessas por organizações como a Amnistia, que todos os dias lutam para que o mundo se torne mais tolerante e habitável. É sempre bom encontrar pessoas assim! ;)

    Se queres mais informações sobre a Amnistia em si e sobre as acções/campanhas que esta desenvolve, aconselho-te a visitar o site http://www.amnistia-internacional.pt/ (que certamente te poderá esclarecer bem melhor que o nosso blogue).

    Reparei no teu perfil que és de Albufeira e que tens 17 anos. Na Escola Secundária de Albufeira existe um Grupo de Estudantes da Amnistia. Podes visitar o blogue: http://grupodaesaai.blogspot.com/. Se quiseres, posso-te pôr em contacto com o grupo.

    Até te convidava a participar no nosso, mas estamos do outro lado do país. De qualquer forma, é um prazer ter-te como seguidora do blogue! :)

    Estás à vontade para colocar qualquer questão. Se quiseres, dou-te o meu mail (crisoaresd@hotmail.com).

    Espero que tenha ajudado e que estejas com vontade de te juntares à Amnistia! ;)

    ResponderEliminar
  6. Estás agora no 10º ou 11º? Eu conheci duas pessoas do grupo da tua escola, no Campo de Trabalho deste ano. Estás a pensar entrar no vosso (sim, no vosso, já é teu) grupo? Se sim, acho que fazes muito bem e não tenho dúvidas que vais gostar. :)

    Não, não erámos nós. O nosso grupo só esteve em Paredes de Coura, mas os membros que estiveram no FMM foram (pelo menos três) os que estiveram connosco em PdC. ;)

    ResponderEliminar