Tendo o prazer de partilhar com Fernando Pessoa nesta tão bela obra "O livro do desassossego" alguns sentimentos e opiniões, partilho agora convosco um excerto que me suscitou bastante interesse.
"Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde ela me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero.
Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência. Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro. Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também."
Não conhecia o texto, mas adorei :')
ResponderEliminarbeijinhos
blog-da-mariana! http://blog-da-mariana.blogs.sapo.pt
Ps. :S nao sei o que se passa, mas so consigo comentar como anonimo!
Olá
ResponderEliminarCá estou eu no teu novo cantinho. E comprovo que está mais maduro e sério, sim. E mudas-te para o blogspot.... grande mudança mesmo.Mas gosto mesmo muito.
Em relação ao texto não conhecia. Não cohecia, mas gosto da profundidade e da descrição. PAra uns um hotel, para outros uma caminhada. Para todos uma vida.
BEijinhos e prometo voltar regularmente :)
Obrigado. :)
ResponderEliminarGostei do teu blog. :D
Quanto às maiúsculas, não sei, acho que decresceram naturalmente.
obrigado *.*
ResponderEliminareu partilho o desejo pelas três perspectivas. :)
(ah, e eu também não estou a berrar gritos de guerra, estava a gritar qualquer coisa para os Kooks no Alive, num momento de inebriante loucura. xD)
ResponderEliminarO Livro do Desassossego é dos meus livros preferidos. Prosa poética, como eu lhe chamei. Profundo e reflexivo. Lindo... ai, como eu adoro Fernando Pessoa :D
ResponderEliminar